Uma Amizade além Planetas
Este conto passa-se no ano de 2075. Num futuro próximo, onde viveremos em paz, conviveremos com seres de outros planetas e faremos intercâmbios com esses seres de planetas vizinhos. Numa dessas viagens chega à terra um pequeno marciano apelidado de Marcy. Marcy tem 11anos e gosta muito de fazer novos amigos. Jenny é uma menina com a mesma idade e dotada de uma inteligência estrondosa. Conhece o seu colega de turma o pequeno Marcy e, com o passar do tempo, criam uma forte ligação.
Durante o tempo do recreio brincam e conversam sobre várias coisas, mas esta conversa em especial reforça os laços da amizade entre ambos.
«Marcy? Posso contar-te uma história? Não quero que me esqueças, quero que leves na memória. A História é sobre este planeta grande azul, do qual eu faço parte. Sabias que esta terra nasceu há mais de 4,5 biliões de anos? É o único planeta que pode sustentar vida, como eu a conheço. No teu planeta tens montes e montanhas? Já ouviste falar no monte Everest, que está a mais de 8 mil metros acima do nível do mar? Marcy, tu já navegaste?
Temos um rio que atravessa 11 Países que se chama Nilo. Agora, tenho a certeza de que sabes o que é um deserto. Temos um, o deserto do Saara, com quase 10 milhões de km2 de extensão. É impressionante, não é? Gostas do barulho da água a cair? A Catarata mais alta do mundo fica num País chamado Venezuela, tem quase 1000 metros e chama-se Angel Falls.»
O Pequeno marciano olhava para a menina com uma expressão de adoração, pedia para saber mais e mais. Os seus grandes olhos amendoados agora brilhavam como diamantes, a menina continuava feliz. Jenny contava as coisas maravilhosas que temos na terra, falava da natureza e do seu esplendor.
«A Árvore maior que existe tem 14 mil anos de idade, fica no Estados Unidos da América e a sua altura equivale a 43 estádios de futebol. Posso mostrar-te neste livro que aqui tenho a fascinante barreira de corais, fica na Austrália e tem mais de 2300 km de comprimento. Um verdadeiro espetáculo da biodiversidade marinha! O Nosso grande azul é maravilhoso, a vida nele segue um grande ciclo sem fim. Conseguir aprender a respeitar as diferenças é uma batalha constante, porque as nossas ações interferem na vida dos outros seres.»
O Menino marciano sorriu e abraçou a amiga com força.
«Sabes Jenny, os verdadeiros amigos são para sempre, segredou ao ouvido da menina. Quando sentires saudades minhas, olha para cima, para as estrelas. Nunca me esqueças! Lembra-te sempre de olhar para cima. Aprende a ouvir com o teu coração e vais entender tudo, a maior aventura que podes ter na tua vida é viver.»
Irina Vicente